segunda-feira, 18 de março de 2013

FREE iSWITCH

Teores:

ALCATRÃO - 8.0
NICOTINA - 0.7
MONÓXIDO - 7.0

Bem-vindos a mais uma postagem! Dando continuidade à marca Free, da Souza Cruz, hoje falaremos sobre o Free iSwitch, uma das versões mentoladas. Esse aqui possui aquela famosa cápsula dentro do filtro que, quando estourada, muda o sabor do cigarro e deixa as tragadas com gosto de menta. Ultimamente, muitas marcas de cigarro aderiram a essa moda: Marlboro, Dunhill, Lucky Strike, L&M e Free também. A embalagem desse aqui é bastante bonita! Toda prateada, com o nome Free em azul, lido de cima para baixo. O cigarro vem na versão maço e box, e eu comprei na versão maço. Como todo maço que se preze, ele não protege muito os cigarros quando manuseado com descaso. Infelizmente, esse foi o caso, já que efetuei a compra em uma loja de conveniência de posto. Nessas lojas, os cigarros em maço sempre acabam ficando amassados. Para quem gosta de cigarros que só são vendidos em maços, recomendo comprá-los em supermercados (onde são cuidadosamente armazenados) ou em tabacarias em que são guardados deitados. Em lojas de conveniência de postos, na maioria das vezes, os maços ficam amassados. Voltando ao Free iSwitch, o design no filtro é muito bem feito e bastante criativo. Há uma faixa formada por vários pontos azuis e prateados, sugerindo a transição do cigarro quando a cápsula é estourada. Há o nome Free na vertical na cor prata e também um símbolo em azul que indica onde temos que apertar para estourar a bolinha. 

Vamos aos detalhes sobre a tragada:

Antes de se estourar a cápsula, o cigarro tem um sabor bastante suave e, infelizmente, muito sem graça. Lembra um pouco o sabor do antigo Free Red, mas é muito mais fraco e desinteressante. Nem parece que os teores são aqueles indicados na embalagem. O Free iSwitch é um daqueles cigarros em que, antes de estourarmos a cápsula, há o sabor normal de tabaco; depois de estourarmos a bolinha, vem o sabor da menta. Outros que também são assim e que já foram analisados aqui no blog são Dunhill Switch (que levou nota 7.0), Lucky Strike Click & Roll Normal (que levou nota 6.0) e L&M Activate (que também levou nota 6.0). O que percebo é que esses cigarros acabam sendo muito medianos, tentando embarcar em uma tendência mais moderna sem que, no entanto, haja a preocupação com o sabor e a satisfação do consumidor. Esse Free iSwitch, como já esperava, está na mesma lista. Depois de estourarmos a cápsula, o sabor da menta é liberado, mas não surpreenda e não satisfaz. Chega até a ser refrescante, mas não convence. Não há harmonia na mistura do tabaco e da menta. Não chega a ser ruim e intragável, mas resvala na mesmice! 

Aparentemente, nenhum cigarro de cápsula vai algum dia chegar aos pés do Marlboro Blue Ice (merecedor de nota 9.5 aqui no blog). O único que chegou a surpreender um pouco foi o Lucky Strike Click & Roll Fresh, que fornece um sabor bastante refrescante e agradável e aqui no blog levou nota 8.0. Ainda assim, o  restante acaba sendo apenas um grande resto! 

Não queima a garganta, não deixa muito cheiro nas mãos e nas roupas, não convence, não surpreende, não inova, não agrada... não faz nada, nem cócegas! Quebra o galho apenas! 

NOTA: 6.0 





4 comentários:

  1. Intressante seu comentário sobre os cigarros que tem sabor regular antes de estourar a cápsula serem medianos por não agradarem como o esperado. Será isso um triste padrão seguido por todos?

    Mas o Marlboro Blue Ice já tem um sabor de menta antes da cápsula ser estourada, e como seu nome em inglês diz (Marlboro Ice Blast - Explosão de Gelo) a menta simplesmente explode em refrescância ao ser estourada da capsula. Devo dizer que o Blue Ice não é meu mentolado favorito apenas porque irrita minha garganta se fumado frequentemente.

    Grande abraço
    -BRC.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começo a acreditar que, sim, deve ser um padrão adotado. Realmente o Blue Ice tem sabor de menta antes de ser estourado, e já é um sabor bom. Ele também não é meu mentolado favorito, pois prefiro os mentolados sem a cápsula (L&M Menthol Cool, L&M Cool Stripe e Marlboro Fresh Mint, por exemplo).

      Grande abraço e... boas fumaceiras!

      Excluir
  2. Essa nota é semelhante a que coloquei em meu "diário do cigarro" (sim, estou fazendo anotações pessoais de cigarros que o blog tem despertado interesse, registrando momentos que os experimentei, sabores que consegui identificar, e é claro, a nota).

    O que registrei é que o sabor de refrescância não é tão forte e a menta praticamente ausente. Ele tem um leve sabor "adoçante / químico" que me incomoda durante e após fumar.

    A embalagem acho linda, pois a combinação das cores prata e azul é ótima.

    ResponderExcluir